
Introduzido em 1992, a competição é a sucessora da Taça dos Clubes Campeões Europeus, que havia sido disputada desde 1955, acrescentando uma fase de grupos à competição, permitindo a participação vários participantes de diversos países A edição de 1992–93 foi inicialmente um torneio que havia apenas grupos, aberto apenas ao clube campeão de cada país. Durante a década de 1990, o formato foi expandido, incorporando uma fase pré qualificatória para incluir clubes que terminaram vice-campeão dos seus campeonatos nacionais.Embora a maioria dos campeonatos nacionais da Europa apenas o campeão nacional possa participar, os campeonatos nacionais mais fortes oferecem quatro vagas para a competição e fornecerá até cinco vagas na temporada 2015–16 em diante. Os clubes que não se qualificam para a Liga dos Campeões, podem ser elegíveis para a Liga Europa da UEFA.
O Real Madrid é o clube mais bem sucedido da história da competição, tendo ganho o torneio 13 vezes, incluindo as primeiras cinco temporadas. Os clubes espanhóis acumularam o maior número de vitórias (18 vitórias), seguido da Inglaterra e Itália (12 vitórias cada). A competição foi conquistada por 22 clubes diferentes, 12 dos quais ganhou mais de uma vez. A única equipe tricam
peã consecutiva desde que a competição adotou o molde atual (na temporada 1992-93, como UEFA Champions League) foi o Real Madrid garantindo seu décimo terceiro título ao derrotar o Liverpool por 3-1 na final de 2017-2018. Assim, eles se tornaram a primeira equipe na história da Liga dos Campeões da UEFA a defender o seu título com sucesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário