O Prémio FIFA Ferenc Puskás é um prémio criado em 20 de Outubro de 2009 pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association), pelo presidente Joseph Blatter, a fim de premiar o jogador(a), que marcou o gol mais bonito do ano. Hoje em dia, o defensor de gol mais bonito é o jogador do Liverpool Mohamed Salah, com seu gol contra o Everton.
O prémio é em homenagem a Ferenc Puskás Biró, o capitão da equipe da Hungria, conhecidos como Os Mágicos Magiares dos anos 1950 e jogador central da equipa espanhola Real Madrid, da década de 1960. Puskás é considerado por muitos como o mais poderoso e prolífico jogador avançado do futebol tendo marcando um recorde mundial de 84 gols em 85 internacionalizações.
Segundo Joseph Blatter, na inauguração do prémio, em Budapeste:
“ | É importante preservar a memória dos grandes nomes do futebol que deixaram sua marca na nossa história. Ferenc Puskás era não só um jogador com imenso talento que ganhou muitas honras, mas também um homem notável. É, portanto, um prazer para a FIFA lhe prestar homenagem e lhe dedicar este prémio à sua memória | ” |
O prazo para o primeiro prémio foi Julho de 2008 a Julho de 2009. O prémio anual foi apresentado pela primeira vez durante a gala do Melhor jogador do mundo pela FIFA em 21 de Dezembro de 2009 na Suíça.
Todos os premiados:
Sem comentários:
Enviar um comentário